1.4.10

Microsoft contra-ataca Google nos tribunais

Google: a Microsoft e outros rivais querem ver o circo pegar fogo

Depois de mais de uma década defendendo-se de processos antimonopólio, a Microsoft processa o Google por abuso de monopólio.

O novo processo antimonopólio vem sendo movido na Comissão Europeia, a mesma que obrigou a Microsoft a oferecer os browsers dos concorrentes junto com o Windows. A Comissão está investigando o Google por práticas comerciais ilegais na área de buscas. Os acusadores são o comparador de preços britânico Foundem, o serviço de buscas jurídicas francês ejustice.fr e o Ciao! from Bing, site de pesquisa de preços que pertence à Microsoft.

No caso do Foundem e do ejustice, a reclamação é que os resultados das buscas do Google não listam esses sites, ou listam numa posição muito baixa no ranking. Segundo essas empresas, o Google estaria filtrando os resultados para prejudicá-las. “O Google sempre usou filtros para remover certos sites dos resultados. Essa penalidade era reservada a sites de spam ou aqueles que tentavam burlar os algoritmos do Google. Mas, agora, cada vez mais serviços de busca perfeitamente legítimos são excluídos”, afirma a Foundem.

Dave Heiner, vice-presidente da Microsoft, é cauteloso ao falar sobre o assunto. Ele diz que a empresa continua defendendo o princípio de que um concorrente não deve ser punido só porque está ganhando a briga. “Nossa reclamação se refere apenas às práticas do Google (como o Google Books) que visam se apossar de parceiros e conteúdo e excluir concorrentes, minando a competição”, diz ele. Como o próprio Heiner conclui, caberá à Comissão Europeia e organizações similares decidir a questão. Os advogados vão ter bastante trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...