1.4.10

A Apple atira na HTC e acerta o Google

O Nexus One no INFOLAB: o smartphone do Google, fabricado pela HTC, atraiu a fúria da Apple

A Apple está processando a HTC por violar patentes do iPhone. Mas o alvo número um do processo parece ser o Google. E a Microsoft pode até sair ganhando com isso.

A Apple já vinha ameaçando outros fabricantes de celulares há mais de um ano. A empresa tenta evitar que eles imitem o iPhone. Tim Cook, o diretor de operações que substituiu Steve Jobs enquanto ele estava em tratamento médico, no ano passado, afirmou: “Não vamos ficar parados enquanto nossa propriedade intelectual é roubada”. Ele acrescentou que a empresa pretendia usar “todas as armas à disposição” contra os concorrentes. Na época, isso foi interpretado como uma ameaça à Palm. Ela começou a vender, em junho do ano passado, o Palm Pre, que traz interface multitoques como o iPhone.

Há poucos dias, o site Brainstorm Tech divulgou um relatório da empresa Oppenheimer revelando que a Apple vem mantendo conversas com os concorrentes desde janeiro. Os advogados da maçã ameaçam processá-los. O relatório observa que, até o final de 2009, os fabricantes evitaram lançar aparelhos com interface multitoques. A razão seria o medo de um processo da Apple. A maré começou a mudar quando a HTC apresentou o Hero, e, a Motorola, o Droid, ambos com interface multitoques. Os dois rodam o sistema operacional Android, do Google, considerado, pelos fabricantes, a melhor opção para enfrentar o iPhone.

No início do ano, a Apple já estava com o dedo no gatilho para disparar seu processo judicial. Restava escolher um bode expiatório. O Google, então, anunciou o Nexus One, seu próprio smartphone com tela multitoques, fabricado pela HTC. O alvo a atingir ficou claro. Se a Apple ganhar a briga, outros fabricantes, com medo de ser processados também, poderão brecar seus projetos de smartphones similares ao iPhone. Segundo a Oppenheimer, isso já está acontecendo. A pressão da Apple também pode reduzir o ritmo da expansão do Android, que tem se alastrado velozmente no mercado. É o que querem Steve Jobs e sua turma.

A Apple já move um processo contra a Nokia por violação de patentes. E a Nokia processa a Apple pelo mesmo motivo, assim como a Kodak. Ironicamente, a Microsoft pode acabar sendo beneficiada por essa briga. A turma de Redmond tem suas próprias patentes relacionadas com interface por toque e outras tecnologias usadas em smartphones. É bom lembrar que ela apresentou o computador-mesa Surface, com interface multitoques, um mês antes de a Apple revelar o iPhone, em 2007. O relatório da Oppenheimer diz que os softies têm dito aos seus parceiros que, usando o Windows Phone 7, eles terão muito menos chances de ser processados do que usando o Android. A briga não vai acabar tão cedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...