23.1.10

Está na hora de criar uma senha segura

password

Senhas são os “bens” mais importantes dos usuários. Apesar de muitos discordarem, e ainda afirmarem que são os dados, os passwords impedem o roubo das preciosas informações, que vão desde o último projeto secreto da empresa até os e-mails apaixonados daquele colega de serviço.

A tela de login é a porta de entrada da sua máquina, rede social e caixa de mensagens. Você “trancaria” a porta da sua casa com linha 10 de soltar pipa e um nó de marinheiro? Provavelmente não. Espero…

Para que você não tenha mais essa impressão, o melhor é procurar senhas mais seguras que, junto com usuário e sistema de login, vai funcionar como uma trava para o seu patrimônio digital.

O primeiro passo é esquecer tudo o que é sequencial. O famoso 123456 ou 12345 estão fora de questão. Ouviu falar dos 32 milhões de senhas expostas no site RockYou? Então, essas são as duas mais utilizadas pelos usuários do serviço. Quem garante que a mesma “técnica avançada” não é utilizada para outros sites e sistemas?

Segundo o Computer Emergency Readiness Team (CERT), algumas precauções e procedimentos devem ser adotados para criar um password seguro:

- Não utilize informações pessoais que podem ser acessadas facilmente como nome de parentes próximos, datas de aniversário e endereço de residência.

- Não use palavras retiradas de dicionários de qualquer língua. Existem sistemas que são especializados em testar conteúdo de publicações inteiras para encontrar uma brecha.

- Elabore formas de lembrar senhas complexas. Professores de cursinho utilizam músicas para lembrar fórmulas matemáticas, por exemplo. O mesmo pode funcionar com você, só não saia cantarolando por aí.

- Use sempre maiúsculas e minúsculas na hora de criar a senha. A maioria dos sistemas consegue interpretar essa “sutileza”. È interessante fazer uso do recurso.

- Utilize combinações de letras, números e caracteres especiais. Pode parecer confuso, mas é bem seguro.

- Se o sistema permitir, utilize frases como senhas.

- Utilize senhas diferentes para sistemas e serviços diferentes. Pode parecer complicado para muita gente, mas vale o esforço.

Outra coisa importante: se você anotar a sua senha em algum lugar, NUNCA a deixe colada em um post-it na tela do PC ou na agenda que fica o dia inteiro na sua mesa. Sim, parece ridículo falar isso, mas “better safe than sorry’.

Falando nisso, aqui vai um pequeno vídeo da Sophos sobre o assunto:

Simple tips for better web password security from Sophos Labs on Vimeo.

E você, como monta suas senhas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...