23.11.09

E-mails geram dúvida sobre mudança climática

Yvo de Boer, secretário ONU para Mudança Climática: líderes globais vão tentar chegar a um acordo global sobre como limitar as emissões de gases do efeito estufa.

Um importante cientista da mudança climática cujos e-mails foram incluídos em milhares de documentos roubados por hackers e publicados na internet afirmou que o crime pode visar prejudicar o encontro do próximo mês que debaterá o assunto na Dinamarca.

Kevin Trencerth, do Centro Nacional dos EUA para Pesquisa Atmosférica, no Colorado, disse acreditar que os hackers que furtaram uma década de trabalho em correspondências de um servidor de uma universidade britânica deliberadamente distribuíram apenas os documentos que podem beneficiar os céticos em relação às mudanças climáticas e à necessidade de se fazer algo para combatê-la.

Trenberth, um renomado cientista atmosférico, afirmou que não parecia que os documentos furtados da universidade haviam sido publicados por hackers comuns.

A Universidade de Anglia do Leste, na Inglaterra, declarou que na semana passada hackers invadiram seus servidores e obtiveram acesso a mais de uma década de dados obtidos pela sua Unidade de Pesquisa Climática. Cerca de mil e-mails e 3 mil documentos foram publicados na internet e aproveitados por céticos em relação às ameaças da mudança climática, os quais argumentam que a correspondência revela que os cientistas não chegaram a uma conclusão sobre o tema e que alguns deles inclusive manipularam evidências.

"Isso acontece justo antes do debate em Copenhagen, tenho certeza que não é coincidência", disse Trenberth.

Pelo menos 65 líderes globais vão participar do encontro sobre mudança climática em Copenhagen em dezembro para tentar chegar a um acordo global sobre como limitar as emissões de gases do efeito estufa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...