23.11.09

Banda larga 3G deve ter novas regras

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve definir novas regras para fiscalizar serviços 3G e pressionar as teles móveis a melhorar a qualidade destes serviços.

A agência é pressionada por órgãos de defesa dos consumidores como Idec, Pro Teste e Procon que têm criticado duramente a qualidade dos serviços 3G no país. Há uma semana, o Ministério Público Federal em São Paulo também apresentou queixas sobre os serviços 3G

Um dos obstáculos à qualidade do serviço está na rápida adesão do consumidor ao 3G, o que fez a demanda crescer mais rapidamente do que os investimentos das teles. Um problema grave é que em alguns casos o usuário não consegue navegar sequer com 10% da banda contratada. Assim, quem compra um link de 1 Mbps por vezes vê sua conexão funcionar com menos de 100 Kbps.

Num documento chamado ´O luxo que é um lixo´, o Idec classifica como ruins os serviços 3G no Brasil e avalia que, em alguns casos, não é sequer correto chamar de “banda larga” as conexões móveis, tais são as restrições de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...