10.11.09

´Adaptador e benjamin não serão proibidos´

Em menos de dois meses os fabricantes de eletrônicos e importadores serão proibidos de distribuir no Brasil equipamentos com plugues diferentes do padrão sextavado com dois ou três pinos redondos definido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Inmetro.

Sob críticas de que o país escolheu um padrão que ninguém usa no mundo e que a nova tomada obrigará os consumidores a gastar dinheiro à toa, o Inmetro defende a definição de um padrão local, afirma que a medida era necessária para garantir segurança ao usuário e nega que a mudança terá impacto financeiro negativo no setor.

Abaixo, o gerente de conformidade do Inmetro Gustavo Kuster explica como será a transição para o novo padrão.

A nova tomada passa a valer a partir de quando?

A partir de janeiro os fabricantes não podem mais produzir eletrônicos fora do padrão, nem os importadores trazer equipamentos com tomadas diferentes. Os produtos que já foram fabricados ou importados, no entanto, podem ser vendidos normalmente no varejo durante todo o ano que vem. O comércio só será proibido de vender produtos com tomadas antigas em janeiro de 2011.

Essa mudança não vai trazer prejuízos para o consumidor, forçando-o a trocar tomadas, comprar adaptadores ou mesmo ver seus velhos eletrodomésticos não funcionarem direito nas novas tomadas?

Toda mudança gera uma certa sensação de desconforto, a gente prefere não mudar nada. Lembro quando o cinto de segurança tornou-se obrigatório. Muita gente criticou, mas hoje ninguém pensa que aquela lei foi ruim. No caso das tomadas, esta mudança está acontecendo porque no Brasil existem mais de dez tipos de plugues e outros dez de tomadas. A tomada brasileira é aquela que, forçando um pouquinho, aceita qualquer plugue. Acontece que isto é sempre muito perigoso e fizemos a mudança pensando na segurança do consumidor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...