4.10.09

Update traz o novo dicionário ao Office


A Microsoft liberou uma nova versão do dicionário ortográfico do Office adaptada ao acordo firmado no final de 2008 entre os países de língua portuguesa.

Desde janeiro deste ano, a maior parte dos jornais, revistas, sites e documentos públicos brasileiros são escritos de acordo com a nova regra que, entre outras mudanças, baniu o uso da trema, eliminou alguns acentos e modificou a grafia de certas palavras, uniformizando a escrita praticada em países como Brasil, Angola ou Portugal.

Quem usa as ferramentas da suíte Office, da Microsoft, para escrever, no entanto, convive com as regras antigas, já que o dicionário não havia recebido atualização pós-reforma.

Segundo Eduardo Campos, gerente de marketing de produtividade da companhia, o tempo de um ano entre a assinatura do acordo e a estreia do novo dicionário foi necessário para esclarecer dúvidas sobre a grafia mais correta das palavras.

“Tecnicamente, fazer um novo dicionário não é difícil. Mas logo que a reforma entrou em vigor, em janeiro deste ano, ainda havia muitas dúvidas, especialmente em torno de palavras compostas. Algumas delas só foram esclarecidas no final do primeiro trimestre, pela Academia Brasileira de Letras”, explica Campos.

A atualização de dicionário é gratuita e pode ser feita, inclusive, por quem não possui uma versão autêntica do Office. “Optamos por não fazer qualquer verificação de genuinidade da cópia para alcançar o maior número de usuários possível”, diz Campos.

O update, porém, só é acessível para quem possui a versão 2007 do Office. Versões anteriores, como o Office 2003, por exemplo, só contam com atualizações de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...