O gigante das buscas disse na quinta-feira que vai lançar o Google Editions na primeira metade deste ano, oferecendo inicialmente cerca de meio milhão de e-books em parceria com editoras com quem coopera, nos locais onde possui direitos digitais.
Os leitores poderão comprar e-books diretamente do Google ou de outras lojas como Amazon.com ou Barnesandnoble.com. O Google vai hospedar os e-books e torná-los buscáveis.
“Não estamos focados em um leitor eletrônico dedicado ou qualquer tipo de dispositivo”, disse Tom Turvey, diretor de parcerias estratégicas do Google, na Feira de Livros de Frankfurt.
O anúncio foi feito uma semana após a Amazon dizer que vai lançar o Kindle em 100 países além dos Estados Unidos, ampliando sua posição em um mercado pequeno, mas de rápido crescimento, no qual seu principal competidor é o Reader, da Sony.
A empresa de pesquisa em tecnologia Forrester espera que 3 milhões de e-readers sejam vendidos nos Estados Unidos, a partir de uma base anterior de 1 milhão, com a ajuda de preços melhores, mais conteúdo e melhor distribuição.
Os leitores que comprarem livros do Google poderão acessar os e-books por meio de qualquer dispositivo, incluindo PCs, laptops, netbooks e smartphones como o iPhone da Apple por meio da conta no Gmail, disse o Google.
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