3.12.10

MS admite que iPad prejudica vendas de PCs

iPad, da Apple

iPad, da Apple: uma pedra no caminho da Microsoft

Gavriella Schuster, gerente geral para o Windows da Microsoft, reconhece que o sucesso do iPad está abalando as vendas de netbooks.

A declaração de Gavriella foi feita ao jornal americano Seattle PI. O jornalista Nick Eaton apontou para o netbook dela e perguntou sobre a tendência de esses computadores darem lugar aos tablets. “Sem dúvida eles estão sendo canibalizados”, respondeu Gavriella. Como já comentei neste blog, analistas do mercado e institutos de pesquisa já dizem, há algum tempo, que o sucesso do iPad é uma razão por que o mercado de PCs tem crescido menos do que o esperado. Mas Gavriella foi a primeira executiva da Microsoft a admitir isso.

Nesta semana, recebi um novo relatório sobre isso, da empresa de análise de mercado Barclays Capital. A previsão anterior da Barclays era que o mercado de PCs cresceria 16% em 2011. Agora, a empresa reajustou essa previsão para 15%. O motivo, dizem os analistas, é que muitos consumidores estão mais interessados em comprar um tablet ou um smartphone do que um PC. A estimativa da Barclays é que as vendas de tablets vão crescer de 16 milhões em 2010 para 85 milhões em 2014 (gráfico abaixo). Isso equivale a um crescimento anual médio de 150%. Outra previsão é que as vendas de netbooks vão cair de 32 milhões de unidades em 2010 para 20 milhões em 2014.

Tablets x Netbooks - vendas anuais

Os analistas da Barclays antecipam que, em 2011, a Apple deve lançar uma versão do iPad com duas câmeras e o recurso de videochamadas Facetime, que já existe no iPhone 4. Isso deverá manter o interesse pelo tablet em alta. “Há uma mudança de paradigma na computação em direção aos dispositivos móveis como o iPad e o iPhone. A Apple é, claramente, a beneficiária desse processo”, diz o relatório. Os analistas evitam arriscar um palpite sobre o sucesso – ou não – dos tablets com telas menores e sistema Android, como o Galaxy Tab, da Samsung. “Esses aparelhos estão chegando atrasados e ainda são muito caros”, diz o texto. A única certeza é que muitos outros virão em 2011. É um formato de computador que veio para ficar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...