4.6.10

Google e o obrigado por dizer o óbvio

“Tem coisa que se a gente que é pombo não fala, ninguém fala”. Esse era o jargão de uma série de comerciais feitos pela Eletropaulo que falavam sobre mancadas óbvias, mas que eram (e ainda são) ignoradas por muitas pessoas.

Quem diria… Não é que um funcionário do Google clicou no link malicioso que veio na mensagem do Windows Live Messenger? Uma das pegadinhas mais simples e funcionais da web. Isso custou “apenas” o programa que gerencia o sistema de senhas responsável pelo controle de acesso de alguns milhões de usuários.

Um ataque básico. O link foi enviado e o sujeito abriu uma página maliciosa que instalou o código dentro da máquina. Uma vez com o controle do sistema, o invasor teve acesso ao repositório de programas do Google.

Pelo menos é o que conta uma fonte anônima do NY Times. E isso é só o começo. O espião/criminoso/invasor pode ter levado muito mais coisas de lá. Conspiração total.

O acesso a tais dados significa que o computador pertencia a alguém que deveria ter o mínimo de discernimento, além de estar antenado com as boas práticas de segurança. Claro, é fácil falar sem saber exatamente qual o conteúdo da mensagem recebida e as circunstâncias, mas a empresa não fez questão de deixar isso claro.

Essa é a prova de que mesmo repetindo as dicas mais básicas, as pessoas tendem a cometer os erros mias simples. Algumas por completa falta de atenção, outras porque simplesmente acham que nunca vai acontecer com elas.

E olha que estou ignorando a parcela da população que ignora esse tipo de dado por falta de divulgação ou interesse mesmo.

Como não poderia deixar de ser:

- Atualize sempre seus programas de segurança
- Não abra links de mensagens suspeitas (e-mail ou instantâneas)
- Procure navegar em sites seguros
- Nunca instale um plug-in sem ler sobre ele antes
- Não confie 100% na segurança de nenhum sistema ou programa

Pombos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...