1.4.10

Funcionários da Microsoft adoram o iPhone


Windows Phone 7: o novo sistema operacional, que está sendo demonstrado nesta semana em Las Vegas, é a esperança da Microsoft contra o iPhone

A direção da Microsoft fez uma constatação embaraçosa: um em cada dez empregados da empresa prefere o smartphone da Apple, em vez do Windows Phone.

Segundo o jornal americano Wall Street Journal, no ano passado, quase 10.000 usuários de iPhone estavam acessando o correio eletrônico interno da Microsoft. Isso equivale a 10% dos empregados da empresa. Muitos desses funcionários escondem seus iPhones durante o trabalho, especialmente quando estão na presença do chefe. Alguns chegam a cobri-los com capinhas que dificultam a identificação. A presença dos celulares da concorrência tornou-se embaraçosa em Redmond e virou até assunto de reuniões da diretoria. É como se os empregados da Coca-Cola bebessem Pepsi no local de trabalho. Numa dessas reuniões, Steve Ballmer manifestou seu desagrado. Ele disse que, quando era criança, seu pai trabalhava na Ford, e os carros da sua família eram todos Ford.

Alguns softies parecem ter entendido o recado há bastante tempo. Steve Elop, presidente da divisão de negócios da Microsoft, costumava usar um iPhone antes de ser contratado por Ballmer, em 2008. Quando chegou a Redmond, ele prontamente trocou o celular da Apple por um com Windows Mobile. Numa cerimônia pública, Elop colocou o iPhone num liquidificador industrial e ligou o aparelho, transformando o celular em pedacinhos.

A Apple, aparentemente, não tem esse tipo de problema. Não há notícia de que alguém tenha sido visto com um Windows Phone em sua sede em Cupertino, na Califórnia. Há duas razões para isso. A primeira é que a maioria das pessoas considera o iPhone mais atraente que os concorrentes. O enorme sucesso do aparelho da Apple, que conquistou 25% do mercado americano em apenas dois anos e meio, confirma isso. A segunda razão é que a Apple não costuma ser tolerante nesses assuntos. Não demoraria muito até que alguém usando Windows Phone, Blackberry ou Android perdesse seu emprego em Cupertino.

O Wall Street Journal conta que, no início de 2009, a Microsoft alterou sua política de reembolso de despesas com celular. Elas passaram a ser pagas apenas se o funcionário usar Windows Mobile. Mas isso não foi o bastante. Agora, a esperança de reverter essa embaraçosa situação concentra-se no Windows Phone 7 Series. O novo sistema operacional está sendo demonstrado nesta semana no evento MIX10, em Las Vegas. Inspirado no player multimídia Zune e no console para jogos Xbox, o Windows Phone 7 será, espera-se, muito mais divertido que seu antecessor. Mas os celulares com o novo sistema só chegam no último trimestre deste ano. Até lá, talvez a Microsoft tenha de engolir algumas maçãs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...